RSS
content bg

Google não dará mais suporte ao Gmail para o Symbian

Google não dará mais suporte ao Gmail para Symbian.


Aos poucos, o Google começa a abandonar os seus parceiros com menor representatividade no mercado mobile. Depois de anunciar o fim do suporte do aplicativo do GMail no BlackBerry OS de forma oficial, indícios claros mostram que a empresa de Mountain View fará o mesmo com o aplicativo para o sistema Symbian.


Gmail para Symbian (Foto: Reprodução)


Steve Litchfield, do site All About Symbian, é quem faz o alerta. De fato, o Google não atualiza a versão do aplicativo Java do GMail para o Symbian há pelo menos dois anos, congelando o desenvolvimento do aplicativo na versão 2.06. O que Steve observou é que o Google está realizando mudanças em seus servidores de e-mails, o que pode resultar em um futuro próximo na incompatibilidade completa do aplicativo com as novas configurações.


Mas a intenção do Google tornou-se mais clara quando Steve tentou fazer o download do aplicativo em aparelhos com Symbian S60 3rd Edition, que ainda faz muito sucesso entre os usuários da Nokia, em smartphones como o Nokia E63, N86 e E72. Ao acessar o endereço m.google.com, no lugar do link para download está a frase “Visit Now” (ou “Visite Agora”), que redireciona para uma versão web do serviço de e-mail.


Versão web pode substituir o app do Gmail para Symbian (Foto: Reprodução)
Aparentemente, essa versão web do GMail para Symbian ainda está em desenvolvimento, pois vários elementos importantes estão ausentes, como hyperlinks e imagens. De forma muito rudimentar, ela simula o comportamento do aplicativo original, mas sem oferecer todas as funcionalidades.
Para aqueles que não dispensam o uso do GMail em seu Nokia por vias tradicionais, ainda é possível fazer o download do aplicativo, que está disponível em diversos outros sites espalhados pela internet. Porém, a tendência é que, em breve, ele não mais funcione com os servidores do Google. De forma alternativa, indicamos um bom gerenciador de e-mails para Symbian, o ProfiMail, que é pago, mas vale o investimento por ser bem completo.

0 comentários: