RSS
content bg

Vaga de trabalho para Apple revela futuro do Siri

Vaga de trabalho para a Apple revela futuro do Siri.


Ofertas de emprego podem revelar os futuros caminhos de uma empresa, e no caso da Apple, isso não é exceção. A empresa de Cupertino abriu duas vagas para engenheiro de sistema para iOS, e as vagas revelam os planos de desenvolvimento da próxima geração do assistente pessoal do iPhone 4S, o Siri.


apple-iphone-4s-siri


No texto descritivo das vagas, é mencionado que os engenheiros contratados trabalharão em uma nova API do Siri, o que trará novas funcionalidades ao recurso de reconhecimento de voz, um maior controle de tarefas e aplicativos, e até, talvez, o uso do Siri em outros aplicativos. Não está claro no texto se a API será utilizada pelos desenvolvedores de fora da Apple, ou se será exclusiva para o desenvolvimento de soluções da empresa. Certamente alguns desenvolvedores de apps gostariam de ter novas ferramentas para interagir com o Siri. Mas essa é uma pergunta que só será respondida com o passar do tempo.


O anúncio convoca “programadores talentosos e ambiciosos”, que desejam criar “algo impossível, com desafios constantes para realizar algo que está além do seu alcance, e que fará parte de uma novidade muito maior do que temos hoje”. Exageros à parte, a Apple tem bons motivos para apostar no Siri: o assistente pessoal é o principal diferencial do iPhone 4S, em relação a versão anterior, e tem sido também o elemento principal que está impulsionando as vendas do smartphone.


As vagas de emprego foram publicadas pelo Twitter de um dos responsáveis diretos pelo desenvolvimento da interface do Siri, Dan Keen, o que causou certo frenesi entre os interessados. Keen tem como missão melhorar a performance do Siri a ponto dele ser um “sistema operacional em miniatura” dentro do iOS. O grande desafio é obter o máximo de desempenho do smartphone, criando interações ainda mais simples, ágeis e intuitivas, mas sem sacrificar a experiência global de uso do iPhone, e principalmente, sem “drenar” a bateria do dispositivo.

0 comentários: